O fim da Tecnologia da Informação

Quando o mundo estiver próximo do fim quero ouvir "It´s the end of the world" da banda americana REM. É uma das músicas que marcou minha adolescência e definitivamente é a trilha sonora perfeita para o dia do juízo final. Espere... não estou falando sobre o dia do julgamento final como descrito em diversas religiões, mas sobre o dia em que a TI deixará de existir.

Você entendeu direito, estamos próximos do fim da Tecnologia da Informação!

Nas ultimas décadas a área de TI das organizações teve como foco principal automatizar e otimizar processos de negócio reduzindo seus custos e riscos de execução. Como um bônus, este processo de automatização através do emprego de tecnologia conseguiu organizar e consolidar as informações de modo a apoiar o processo de tomada de decisão nas empresas.

Nos últimos anos a tecnologia se tornou mais acessível a qualquer área da empresa. Passamos a conviver com a era do "everything as a service", onde testar uma nova solução dispensa quase que completamente a análise de alguém da área de TI. Isto levou a um cenário onde, dependendo da pesquisa consultada, 40% a 50% dos gastos em tecnologia de uma empresa já acontecem fora dos domínios do CIO.

Comentários