Hacker invade a Casa Branca

Há alguns meses, hackers russos conseguiram violar um sistema da Casa Branca e roubar informações cruciais sobre a programação diária e a comunicação do presidente Barack Obama. Os invasores tiveram acesso à informações potencialmente sensíveis, como detalhes não divulgados da agenda do presidente.

Todo o acesso foi garantido graças a um ataque do tipo phishing, que concedeu acesso a uma rede de computadores do Departamento de Estado, que por sua vez permitiu o acesso ao sistema da Casa Branca. A rede CNN atribuiu o ataque ao governo russo, mas o porta-voz do Conselho de Segurança dos Estados Unidos, Mark Stroh, não quis comentar a respeito da autoria da invasão.

Em outubro do ano passado, a Casa Branca notou atividades suspeitas em uma das redes que serve o escritório do presidente Barack Obama e logo o sistema foi desligado para que atualizações de segurança fossem instaladas. "Temos um sistema não confidencial e temos, então, um sistema confidencial, um sistema ultrassecreto. Não acreditamos que nossos sistemas secretos tenham sido comprometidos", explicou o vice-assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Ben Rhodes.

Atualmente, as agências de inteligência dos Estados Unidos, o FBI e o Serviço Secreto norte-americano estão envolvidos na investigação do ataque cibernético, que foi considerado como um dos mais sofisticados já lançados contra o governo dos EUA.

Comentários